Conhecer as melhores práticas para lidar com uma pessoa com esquizofrenia é fundamental para minimizar possíveis problemas e saber o que fazer diante de situações difíceis.
Infelizmente, essa doença não tem cura e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela acomete aproximadamente 23 milhões de pessoas em todo o mundo.
As alucinações e delírios levam essas pessoas a mudanças de comportamento, afetando as suas vidas e também a dos familiares que convivem com essa situação.
Um acompanhamento diário se faz necessário, pois muitos deles acabam sofrendo e sentindo-se impotentes em função de sentimentos como:
- culpa,
- vergonha,
- ansiedade,
- medo,
- negação,
- esgotamento.
Essas situações podem levá-los a abusos no consumo de substâncias tóxicas ou álcool, tornando ainda mais difícil a situação.
Neste post, apresentaremos as melhores práticas para lidar com uma pessoa com esquizofrenia. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Como identificar os sinais de uma pessoa com esquizofrenia?
A pessoa com esquizofrenia pode ser identificada a partir de alguns sinais característicos.
Inicialmente, quando dois dos sintomas citados na sequência são perceptíveis, é fundamental que uma avaliação médica seja realizada. Vamos a eles:
- desinteresse por assuntos que até então tinha apreço,
- insônia,
- sintomas da depressão,
- irritabilidade ou tensão,
- isolamento social,
- dificuldade de concentração.
A partir daí, outras características podem ser observadas, como a apatia, alucinações, pensamentos desordenados e ansiedade.
Além disso, o doente tem dificuldade em expressar suas ideias e acredita estar sendo vítima de alguma perseguição.
Fisicamente apresenta expressões faciais incomuns, além da rigidez dos músculos e posturas inadequadas.
Dicas para lidar com uma pessoa com esquizofrenia
É preciso muita paciência e controle para lidar com uma pessoa com esquizofrenia, pois a tarefa exige dedicação e cuidados.
Para minimizar a situação, é importante a atenção e o desenvolvimento de algumas ações, tais como:
- estar atento a sintomas iniciais que podem indicar uma recaída,
- contar com profissionais capacitados para ajudar no tratamento,
- não criar falsas expectativas para o doente,
- relacionar-se amistosamente, mas impondo os limites,
- estimular a relação saudável entre ele e os parentes,
- proporcionar um ambiente emocionalmente estável em casa,
- acompanhar e ajudar o doente a seguir o tratamento,
- monitorar o uso dos remédios receitados pelo médico,
- incentivar a pessoa a ter uma vida mais saudável.
Uma pessoa com esquizofrenia precisará por toda a vida do apoio daqueles que convivem com ele, portanto, é fundamental que toda a família esteja ciente dessa situação.
É também importante saber que apesar de incurável, o acompanhamento e tratamento possibilitam qualidade de vida ao doente e a seus familiares.
Muitas pessoas que sofrem com esse problema vivem bem em sociedade e conseguem desenvolver suas atividades normalmente.
Conheça o Hospital Psiquiátrico Estrela do Amanhecer!
O Hospital Psiquiátrico Estrela do Amanhecer é um local apropriado para o desenvolvimento de tratamentos, onde profissionais estão a disposição e prontos para ajudar a controlar as crises e promover o bem-estar a homens e mulheres que sofrem com o problema.
O hospital integra o tratamento médico com o psicológico, sendo uma referência no setor.
A partir de um atendimento personalizado e individual, cada paciente tem atendidas as suas necessidades a partir de rotinas programadas e bem preenchidas durante todo o dia.
Com uma capacidade para 70 internos, divididos em nas alas feminina e masculina, o local é cercado pela natureza, possibilitando conforto, integração e o que é mais importante, acompanhamento profissional durante as 24 horas.
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para lidar com uma pessoa com esquizofrenia e onde encontrar o apoio necessário, acesse nosso site e conheça a estrutura que disponibilizamos para quem convive com essa situação!