A esquizofrenia é uma doença mental crônica e muitas vezes a internação é uma alternativa eficiente e segura para o tratamento.

Considerado um transtorno psiquiátrico, a doença traz vários prejuízos ao paciente já que interfere na sua capacidade cognitiva, na percepção, no afeto, no comportamento e como consequência na sua vida pessoal, familiar e social.

A doença afeta homens e mulheres e está entre os cinco transtornos mentais mais incapacitantes da lista da Organização Mundial da Saúde e uma das principais causas da perda de qualidade de vida nas pessoas entre 15 e 44 anos.

Os pacientes, na maioria das vezes, sofrem de desordens psíquicas e apresentam alucinações e delírios, fazendo com que muitas vezes eles acreditem que estão sendo ameaçados, ou perseguidos, o que os leva a sérias mudanças de comportamento.

Em casos mais graves, a internação surge como alternativa eficaz e segura para o tratamento.

Vamos conhecer os benefícios da internação para o paciente com esquizofrenia?

Tipos de internações existentes

As internações são geralmente indicadas quando o paciente está em surto psicótico grave e a medicação não está gerando os resultados desejados. 

Nesses casos, muitas vezes as crises colocam em risco o bem-estar e a segurança do doente e das pessoas que convivem com ele.

No entanto, nem sempre o paciente em crise aceita esse recurso ou está em condições de decidir por ela.

Assim, existem três tipos de internações para tratar a esquizofrenia.

São elas:

Internação voluntária: ela ocorre quando o próprio paciente concorda que precisa do tratamento e decide por conta se internar.

Internação involuntária: nesse caso o paciente não apresenta condições de tomar decisões em virtude do seu quadro, mas o médico juntamente com os familiares e/ou responsáveis concordam que ele precisa e optam pelo internamento.

Internação compulsória: a decisão parte da justiça e ocorre a partir da avaliação dos riscos que a pessoa com esquizofrenia pode trazer à sociedade. 

Tanto a involuntária como a compulsória só são realizadas em situações extremas. 

Quais os benefícios da internação em caso de esquizofrenia?

Um dos principais benefícios da internação em caso de esquizofrenia é a segurança e proteção do paciente.

Uma publicação no portal Senado Notícias traz a informação que 50% das pessoas que sofrem de esquizofrenia podem tentar o suicídio no decorrer da sua existência e os casos são mais comuns nos anos iniciais da doença.

Nesse sentido, ao estar internado o paciente conta com um olhar atento e seguro de profissionais 24 horas.

Algumas vezes, o paciente pode apresentar comportamento violento e isso pode colocar em risco a segurança e a vida das pessoas da casa, nesse caso a internação é protetiva para os familiares.

Além disso, ao ser internado o paciente terá o acompanhamento direto de médicos, psiquiatras, psicólogos e enfermeiros, além de estar sempre realizando atividades terapêuticas, ocupacionais, esportivas, meditativas, lazer, etc.

A internação é fundamental para o tratamento do transtorno e para o equilíbrio emocional e psicológico da paciente, ajudando de forma mais rápida e completa no processo de recuperação.

Como encontrar um hospital psiquiátrico? 

Um hospital para atender e tratar pessoas com esquizofrenia precisa ser a extensão do lar do paciente.

Deve ser constituído de uma equipe multidisciplinar que ajude de forma eficaz a tratar a doença. Precisa também acolher o ser humano, compreender suas necessidades, individualidades e oferecer um cuidado personalizado a cada um dos seus pacientes.

O Hospital Psiquiátrico Estrela do Amanhecer é referência no tratamento da esquizofrenia e no acolhimento e cuidado de homens e mulheres.

Contamos com uma equipe multiprofissional, integrando o cuidado médico com o suporte e apoio psicológico, e uma estrutura totalmente construída em meio à natureza e devidamente equipada para oferecer o máximo de conforto e bem-estar a todos.

Acesse nosso site e sinta de perto toda a estrutura do Hospital Psiquiátrico Estrela do Amanhecer.